15/06/2010

Leitor pergunta e blog responde

 

_________________________________________

Se um homem não tem religião, mas está pesquisando o assunto com a intenção de escolher uma, como poderá chegar à religião verdadeira? Seria por sua própria capacidade de raciocínio ou por meio do seu encaminhamento oculto por Deus?

Anônimo, até que descubra a minha religião

__________________________________________

Caro leitor,

Se você espera chegar à religião verdadeira é porque acredita que existe verdade. Se acredita que existe verdade, você bem sabe que verdade é o contrário da mentira. Assim, só existe uma religião verdadeira e muitas falsas.

É preciso que você compreenda que a razão humana tem limitações. Diz Santo Tomás de Aquino: “É evidentíssimo que existem verdades referentes a Deus que excedem totalmente a capacidade da razão humana.” Por exemplo (são exemplos do Aquinate), é acessível à razão a existência de Deus, mas não o fato de Ele ser uno e trino, que só podemos saber por revelação.

Assim, nas suas pesquisas você poderá encontrar estas duas ordens de verdades; as que podem ser atingidas pela luz da razão e as que nos são comunicadas pela Revelação. O que vem a ser a Revelação?

Muito resumidamente, a Revelação nos ensina que Deus, depois da Queda, escolheu um povo a quem Ele iria enviar, num futuro, seu Filho, para apagar a mancha que Adão havia deixado em todas as almas; a mancha do Pecado Original. Este povo teve todas as revelações necessárias para seu preparo a fim de receber o Filho de Deus. Sua Vinda foi anunciada com todos os detalhes possíveis: seu nascimento virginal, seus milagres, seus intensos sofrimentos e, finalmente, sua morte na cruz. Isso tudo com uns 500 anos de antecedência. Ele veio, cumpriu tudo que sobre Ele estava escrito e nos deixou sua Igreja, com os Sacramentos, que são por onde escoa a Vida Eterna que Ele veio nos trazer. Fez milagres de todos os tipos e iluminou os apóstolos para que eles também fizessem milagres.

Depois da Revelação, durante dois mil anos, o Filho de Deus manteve sua Igreja, fazendo que vários de seus membros continuassem fazendo milagres como seus apóstolos. Além disso, deixou vários dos corpos dos membros santos de sua Igreja incorruptos – por anos, décadas, séculos – para nos mostrar, COTIDIANAMENTE, qual é a sua Igreja. Como uma seta apontando: ENTRE, AQUI É A MINHA IGREJA.

Bem, diante da Revelação, da história da Igreja de Cristo e com sua razão natural, você certamente descobrirá a religião verdadeira. Rezo para que Nossa Senhora lhe ilumine em sua caminhada, e que você saia rápido do anonimato.

Escreva-me quando precisar e desejar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Professor Angueth,

Obrigado por sua ótima resposta a essa pergunta sincera.
Gostaria de contribuir indicando o link abaixo mesmo correndo o doce risco de nada acrescentar:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100220010234AAloS5d

Joel, Belo Horizonte.

Anônimo disse...

Caro Angueth,

Qaul é seu e-mail pessoal? Preciso lhe mandar uma resposta que escrevi contra o Padre Joãozinho na polêmica surgida.

Salve Maria.

Diogo Ferreira.

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Diogo,

Meu e-mail é a.angueth@gmail.com.