06/01/2011

Leitor Pergunta: Pro multis?

 

Aproveitando o espaço dos comentários, gostaria de fazer uma pergunta sobre a santa doutrina católica. Jesus Cristo morreu por muitos, isso ja é de conhecimento, mas infelizmente trocaram o "por muitos", e colocaram o "por todos", mas porque no Catecismo maior de São PIO X na pergunta: "112) Se Jesus Cristo morreu pela salvação de todos, por que nem todos se salvam? Jesus Cristo morreu por todos, mas nem todos se salvam, porque nem todos O reconhecem, nem todos seguem a sua lei, nem todos se servem dos meios de santificação que nos deixou." Gostaria de entender porque essa aparente contradiçao no catecismo maior.

Caro leitor, o assunto é relevante e aparentemente confuso. Além disso, os protestantes e os católicos modernistas protestantizóides procuram confundir o assunto ainda mais. É que todos que se afastam da Verdadeira Doutrina e de suas extraordinárias sutilezas, ficam perdidos e são fonte de perdição. O assunto tem a ver com a doutrina da graça e da predestinação, coisas muito sutis e só o catolicismo tem a doutrina correta. São Pio X tenta explicar de forma simples, adequada ao seu magistral catecismo, sem entrar em longas explicações.

Sugiro que você leia o seguinte link: Tradicionalismo e Jansenismo. Aqui o saudoso prof. Orlando Fedeli explica a questão. Cito um trecho que explica mais detalhadamente o assunto:

“Os méritos de Cristo são infinitos e, portanto, objetivamente suficientes para todos os homens. É o que se chama de Redenção objetiva. Entretanto, nem todos os homens aproveitam dos méritos infinitos de Cristo, por recusarem o batismo, ou recusarem a Fé e os sacramentos. Estes sujeitos que tal recusa fazem, não se salvam por não quererem se aproveitar dos méritos infinitos de Cristo. Por isso, se ensina na doutrina católica, que embora a redenção seja objetivamente suficiente para todos, ela não é aproveitada por todos, mas só por muitos. Daí se distinguir redenção subjetiva de redenção objetiva.

Ou seja, Ele veio nos salvar a todos potencialmente, mas Ele nos conhece mais que nós mesmos e sabe que nem todos, por opção livre, aceitarão esta salvação.

5 comentários:

Pedro Felipe disse...

Professor: Queria saber a respeito do escritor C.S. lewis. Sobre seus escritos e sobre seu pensamento e influências. Pois bem, sei que ele foi "influenciado" por Chesterton. Mas em matéria de escritos do mesmo, de idéias. Por exemplo: Andei lendo um artigo dele sobre o casamento, que por minha análise é esplendoroso, a não ser quando o mesmo fala da parte do divórcio9tenho discordância), mas de resto achei importante. obrigado! Eis meu Email: pedro_fsb@hotmail.com!

Sérgio Meneses disse...

Caro Professor Angueth,

O senhor comentou:

"O assunto tem a ver com a doutrina da graça e da predestinação, coisas muito sutis e só o catolicismo tem a doutrina correta"

Na verdade, aIgreja ainda não se pronunciou oficialmente em termos definitivos sobre esse tema. Há uma disputa teológica secular entre duas posições distintas acerca do problema da graça e da predestinação. Nessa disputa, digladiam os chamados "tomistas", da escola dominicada, e os "molinistas", da escola jesuíta. São posições mutuamente excludentes e o Magistério ainda não definiu nada a respeito, sendo permitido aos católicos escolherem o que lhes parece melhor acreditar. Há santos e grandes teólogos dos dois lados da disputa.

Anônimo disse...

"Na verdade, aIgreja ainda não se pronunciou oficialmente em termos definitivos sobre esse tema."

Passando por este inteligente e honesto Blog, vi essa afirmação que demonstra a sabedoria da Igreja Católica Apostólica Romana.

Protestante de mente aberta

Anônimo disse...

Amigos, mesmo afastado das lides comentadoras, finquei um olho nesta mui importante materia ja que bole com a metafisica do Santo Sacrificio da Missa.
Antes de tudo, escutar a Autoridade quando esta põe em evidencia o desejo de ensinar e governar para a maior gloria de Deus e pelo império do bem-comum...
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=imprensa&subsecao=igreja&artigo=20061118&lang=bra
Depois prestar muita atenção aos sábios comentários daqueles mais instruídos que nós...
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=igreja&artigo=por_muitos&lang=bra
Com estima imensa; MMLPimenta.

P.S.: Professor, o livro de Chesterton será para quando?

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Caríssimo Marcus Pimenta,
Salve Maria!

O editor me informou recentemente que Hereges está pronto para ir para a impressão, faltando apenas detalhes menores. Ele pensa em lançá-lo pouco antes da Páscoa, no final de março.

Obrigado pelo interesse e pelos seus excelentes comentários.

Em JMJ.