15/01/2011

Protestante pergunta sobre o que ler a respeito do catolocismo

Prezado Prof. Angueth,

Sou protestante por nascimento, mas desejo estudar o catolicismo a partir de referências básicas/ clássicas seguras. O que o senhor me sugere?

Em Cristo

Caro anônimo protestante,

Vou lhe sugerir referências básicas gerais, pois nada sei a seu respeito, sobre suas leituras anteriores, sobre seus interesses específicos.

  • Começo por um texto sobre como surgiu o protestantismo e como ele se contrapôs ao catolicismo: capítulo 5 do livro AS GRANDES HERESIAS, de Hilaire Belloc, Ed. Permanência, 2009. Todo o livro é interessante, pois por meio dele você passa a conhecer a Igreja na perspectiva de seus inimigos.
  • Você encontrará um resumo extraordinário do catolicismo no CATECISMO MAIOR DE SÃO PIO X, Editora Permanência. Infelizmente, muitos que se dizem católicos não conhecem esta pérola doutrinária.
  • IMITAÇÃO DE CRISTO; para mim o livro mais importante depois da Bíblia.
  • Obras de grandes santos:
    • A PRÁTICA DE AMOR A JESUS CRISTO e GLÓRIAS DE MARIA, de Santo Afonso Maria de Ligório, Editora Santuário;
    • FILOTÉIA, de São Francisco de Sales;
    • HISTÓRIA DE UMA ALMA, de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face;
    • Se você for dado a leituras filosóficas: SUMA TEOLÓGICA, de Santo Tomás de Aquino.
  • Obras literárias:
    • ORTODOXIA, de Gilbert Keith Chesterton;
    • DIÁRIO DE UM PÁROCO DE ALDEIA, de Georges Bernanos.

Boas leituras!

11 comentários:

Rogério disse...

Ninguém me perguntou nada mas é fundamental acrescentar mais um livro:

A LEGÍTIMA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA de Lúcio Navarro.

LINK PARA DOWNLOAD:

https://www.4shared.com/document/kLAVfLGl/Interpretao_da_Biblia.html


Fonte:
http://cumexapostolatusofficio.blogspot.com/2011/01/remedio-anti-protestante.html

Wendy A. Carvalho disse...

Uau! Pegarei essas indicações pra mim, pois só li o Chesterton e uma pequena parte do Bernanos.

Deus te abençoe pelas indicações, Angueth. Tava com saudade do seu blog. Viajando bastante... Mas agora tudo voltou à rotina. Té mais!

Captare disse...

Caríssimos no Cristo, Laudetur Dominus!

Apesar de toda a espiritualidade cristã estar fundada na Imitação de Cristo, que é ensinada exaustivamente no livro de Tomás de Kemphis, creio que o livro básico sobre espiritualidade cristã seja o Tratado da oração e da Meditação, de São Pedro de Alcântara.

É um livro pequeno e de fácil leitura (levei dois dias para lê-lo todo, fazer o resumo e um breve comentário para a faculdade). Mas que o tamanho dele não dê a impressão de se tratar de algo superficial: a espiritualidade cristã é ensinada de maneira completa, com a fundamentação doutrinal e os exercícios práticos. Como bônus, a introdução serve como leitura espiritual pois faz um pequeno esboço do itinerário de São Pedro rumo à união com Deus.

Ele pode ser encontrado aqui.

Ouso dizer que o que o Catecismo de São Pio X é para a doutrina católica, o Tratado da oração e da meditação é para a espiritualidade.

Pax et Salutis

Anônimo disse...

Sim, sim! Ler é fundamental, mas e ver?...
Há excelentes filmes católicos para se assistir também!!!
Uma listinha:
Padre Pio - pela Paulinas
Joana Darc - com Ingrid Bergman
A Canção de Bernadete
O Homem que não vendeu a sua alma
O exorcismo de Emily Rose
1492: A conquista do Paraiso
O 13º Dia
Thérésé
Arn, o cavaleiro templário
Acho que por enquanto está de bom tamanho.
Com estima imensa;
MMLPimenta.

Manfredo disse...

Outra sugestão seria o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem de São Luís Maria Grignion de Montfort. Como diria São Luis: Quem não tem Maria Maria por mãe, não tem Deus por pai.

Anônimo disse...

Protestante que solicitou bibliografia dá satisfação:

Prezado Prof. Angueth,

Obrigado por atender minha solicitação de bibliografia. Até o momento, eis minha posição:

AS GRANDES HERESIAS, de Hilaire Belloc, Ed. Permanência, 2009.
Não compro pela Internet, e não o encontrei ainda nas boas livrarias. Está na minha lista.

CATECISMO MAIOR DE SÃO PIO X, Editora Permanência.
Estou buscando, aos poucos, pela Internet.

IMITAÇÃO DE CRISTO; para mim o livro mais importante depois da Bíblia.
Estou lendo aos poucos via Internet.

A PRÁTICA DE AMOR A JESUS CRISTO e GLÓRIAS DE MARIA, de Santo Afonso Maria de Ligório, Editora Santuário.
Ainda não tenho, mas acho que parto de algum preconceito quanto a questão de GLÓRIAS DE MARIA, pois, apesar de respeitar Maria, não estou acostumado a pensar que ela deva receber glórias que possam colocá-la competindo com Jesus Cristo.

FILOTÉIA, de São Francisco de Sales.
Comprei, li e gostei. Mas acho que ele só faz efeito em que esteja bem sensível à devoção conforme colocada.



HISTÓRIA DE UMA ALMA, de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.
Pretendo comprar.

SUMA TEOLÓGICA, de Santo Tomás de Aquino.
Pretendo ler com cuidado.

ORTODOXIA, de Gilbert Keith Chesterton.
Pretendo ler novamente, com mais cuidado.

DIÁRIO DE UM PÁROCO DE ALDEIA, de Georges Bernanos.
Ficarei atento para adquirir quando tiver oportunidade.

Muito obrigado, Prof. Angueth

Percebo que não tenho divergências com o senhor quanto ao essencial do Evangelho de Cristo.

Que Deus nos abençõe.
Protestante por nascimento (não sou culpado!)

Anônimo disse...

Caro Sr. Angueth,
A Paz de Cristo,

Acabei de comprar o livro Ortodoxia de Cherterton. Como a editora - a Mundo Cristão - tem viés protestate evangélico, gostaria de saber se o senhor tem algum algum alerta, ou restrição, a fazer quanto à tradução dessa obra para o português (por exemplo, já no prefácio, o apresentador descreve que no Brasil deve-se falar sobre os excessos da Igreja).

Grato pela ajuda,
Luiz Ribeiro

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Caro Luiz,

Eu não li a tradução da Editora Mundo Cristão; não posso dar opinião sobre a obra. Eu tenho uma edição da LTr, que reputo muito boa.

Em JMJ.

Junior Ribeiro disse...

Caro protestante anonimo. Não deixe de conferi livros sobre patrística e história da Igreja. Recomendo começar por Confissões de Santo Agostinho e aparti daí ler outras obras de outros grandes homens de Deus do inicio da cristandade como Santo Ambrosio, Origenes, Santo Gregorio de Nissa, as cartas de Inácio da Antioquia, etc. Foi por essas grandes obras que comercei a minha volta para o Corpo de Cristo!

Priscila disse...

Precisa de algum pré-requisito em conhecimento para ler:

SUMA TEOLÓGICA, de Santo Tomás de Aquino?

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Cara Priscilla, a melhor forma de saber é começar a ler. Na medida das dificuldades, você vai tentando ultrapassá-las.

Angueth.