03/07/2012

O Espírito Santo e Sua descida sobre os Apóstolos


Pergunta: Quem é o Espírito Santo?
Resposta: O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

São Norberto

O Espírito Santo toca o coração do homem por meio do infortúnio. São Norberto era o herdeiro de uma nobre raça. Em sua juventude ele se preocupava apenas com a busca de prazeres mundanos. Um dia, quando cavalgava do castelo de seu pai para uma vila nas proximidades, ele foi surpreendido por uma forte tempestade. Um raio atingiu o chão, em frente ao seu cavalo. O animal apavorado jogou seu cavaleiro no chão e fugiu. Por mais de uma hora Norberto ficou estirado inconsciente. Quanto se deu por si, ele era outro homem. Ponderou como se sairia mal, tivesse ele sido intimado a comparecer ante a presença de Deus. Ele agradeceu a Deus por tê-lo concedido tempo para fazer penitência e se confessar, e resolveu se emendar. Recebeu o Sacramento da Ordem aos trinta anos; depois, viajou por muitos lugares pregando a necessidade do arrependimento; a vaidade das riquezas e divertimentos mundanos era o tema de seus discursos. Mais tarde, ele fundou a Ordem Premonstratenses; ao morrer, em 1134, ele era arcebispo de Magdeburg. Seus restos mortais estão enterrados no mosteiro de Strahon, perto de Praga.

Pergunta: De quem o Espírito Santo procede?
Resposta: O Espírito Santo procede do Pai e do Filho.

Erros do Espírito Santo

Os macedônios, assim chamados por causa de seu líder Macedônio, Patriarca de Constantinopla, ensinavam que o Espírito Santo não era Deus, mas uma criatura de mesma natureza que os anjos, embora de maior estatura. O Papa São Damaso, num Concílio Ecumênico reunido em Constantinopla, em 381, condenou este erro. Ao Credo Niceno, cantado em todas as Missas dominicais, esse concílio ordenou que se adicionassem as palavras: “Creio no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas.” Macedônio não mais vivia ao tempo do Concílio, tendo morrido miseravelmente e impenitente por volta do ano de 361.
  
Pergunta: É o Espírito Santo uma Pessoa igual ao Pai e ao Filho?
Resposta: O Espírito Santo é uma Pessoa igual ao Pai e ao Filho, sendo o mesmo Senhor e Deus como Eles são.

São Francisco Borja

O Espírito Santo toca o coração do homem por meio da visão da morte. São Francisco Borja era um duque, e por muitos anos participou da corte de Carlos V. Seu principal objetivo foi ganhar a preferência da imperatriz Isabela; ele foi, de fato, um grande favorito dela. Um dia a imperatriz foi atacada por uma enfermidade mortal, e morreu na flor da juventude. Francisco Borja foi encarregado pelo imperador para conduzir os restos mortais de sua consorte imperial a Granada, onde ela foi enterrada. Na chegada do cortejo fúnebre a Granada, o caixão foi aberto segundo o uso prescrito, para que o corpo pudesse ser visto pelas autoridades, e identificado como o da imperatriz falecida. Mas que visão eles tiveram! O semblante da falecida, antes tão bonito, estava desfigurado além do reconhecimento, e um horroroso eflúvio penetrou o recinto, praticamente impedindo a permanência dos circundantes. Nesse momento, a alma de Francisco foi iluminada por um raio da graça divina. Ele disse a si mesmo: “Oh, com que rapidez a beleza, o poder e a felicidade se esvaem com último suspiro! Que tenho agora, por todos esses anos que servi a minha soberana? Nunca mais servirei a uma criatura que a morte pode de mim separar. De agora em diante, devotar-me-ei apenas ao serviço de Deus.” A próxima noite, ele passou em oração, e mais tarde entrou na Companhia de Jesus. Ele morreu no ano de 1572. Esse exemplo mostra a completa transformação que a graça de Deus por operar.

In Anecdotes and Examples Illustrating the Catechism, Rev. Francis Spirago, Roman Catholic Books, 1903.

Nenhum comentário: