28/04/2013

Palestra sobre vida de São Pio V





Para os interessados, seguem algumas indicações de leituras sobre a vida e a época de São Pio V:
 
1. Historia de la Iglesia Católica, Ricardo Garcia Villoslada e Bernardino Llorca, tomo III, BAC, 1960. 
 
2. History of the Popes, Ludwig von Pastor, trad. e editado por Pe. Ralph Francis Kerr (Oratório de Londres), tomos XVII e XVIII, KEGAN PAUL, TRENCH. TRUBNER & CO. LTD., 1929.
 
3. A Vida dos Santos, Pe. Rohrbacher, Tomo VIII, Editora das Américas, 1959.
 
4. Saint Pius V, Robin Anderson, Editora Tan Books, 1978.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom.

RAFAEL disse...

Boa noite, Sr. Prof. Antônio Angueth! Antes de tudo, muito obrigado por compartilhar vosso conhecimento, doando vosso precioso tempo, gratuitamente! Deus vos abençoe e a toda vossa família!

Prezado, não sou fluente em inglês. Aliás, mal falo português e meu espanhol é parco. Daí, qual não foi minha frustração ao buscar biografias de São Pio V e perceber que nada há em língua portuguesa - e que se registre: muitíssimas obras fundamentais para o fomento da Fé não estão disponíveis em nosso idioma, lamentavelmente. Por isso tenho de ousar fazer contato convosco para importuná-lo com algumas perguntas, tendo em vista que és versado em inglês e lera obras que tratam desse Papa ímpar.

1) No Wikipédia (que não é fonte confiável) fala-se que São Pio V "frequentemente ficava observando supostos infratores da lei e hereges serem torturados", segundo o autor John Julius Norwich, em seu livro "Absolute Monarchs" (2011). Enquanto Bispo, Antonio Ghislieri foi presidente da Santa Inquisição em sua região. Sabe-se que era prática corriqueira, no Medievo, a tortura com objetivo de confissão de crimes. Agora, divergem os historiadores quanto aos métodos. Os muitos mal-intencionados e/ou mal informados fomentaram as lendas absurdas que judeus e protestantes ajudaram a enraizar ao longo da história, acerca da Santa Inquisição. Gostaria de saber do Sr. o que sabe acerca dessa afirmação do escritor John Norwich, acerca do ato de "observar torturas", por parte do Papa São Pio V.

2) Uma última questão: São Pio V, mesmo quando ainda Bispo, já combatia o nepotismo (simonia) dentro do clero. Todavia, em vossa palestra, o Sr. afirma que ele pôs no Vaticano, em sua corte, um sobrinho, a fim de o auxiliar em dados trabalhos. Não seria isso uma espécie de simonia, se analisarmos tecnicamente o ato e o conceito dessa prática, a qual ele mesmo combatera?

Muitíssimo obrigado por vossa atenção!

Deus vos abençoe!

Salve a Santíssima Trindade, santa Maria e a Santa Tradição! Viva Cristo Rei!