12/05/2013

FESTA DA ASCENSÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Qui crediderit et baptizatus fuerit, salvus erit:
qui vero non crediderit, condemnabitur.

 A festa da Ascensão, diz S. Bernardo, "é a consumação, a coroa das outras solenidades e o termo glorioso da jornada terrestre do Filho de Deus".
 
Durante quarenta dias, permanecera Jesus no mundo, para fortalecer os seus discípulos na fé e os preparar para a vinda do Espírito Santo. Mas soou enfim a hora de se despedir daqueles que tanto amava. Ainda que de despedida, essa hora era contudo de grande alegria para o Mestre e os seus discípulos, assim como para a humanidade inteira. Alegria porque Jesus triunfou. Terminaram as humilhações, os sofrimentos. A coroa de espinhos e opróbrios se converte em coroa de honra, a Cruz ignominiosa, em trono de glória. Alegremo-nos porque o Salvador subiu ao céu para ali preparar-nos um lugar. Porque junto do trono de seu Pai, Jesus continua a interceder por nós e a cumprir a sua missão de Mediador entre Deus e os homens. Alegremo-nos ainda, porque a sua subida é o penhor da descida do Espírito Santo. "Se eu não for, o Espírito Santo não virá a vós".
 
Alegremo-nos, finalmente, porque este mesmo Jesus que hoje se esconde aos nossos olhares, descerá um dia, em toda a sua Majestade e todo o seu poder, para julgar os vivos e os mortos, e então os nossos olhos contemplarão extasiados a sua santa Humanidade, sem o receio, para sempre afastado, de uma nova separação.

Nenhum comentário: