01/06/2013

Amparo e a fé dos católicos.

Lendo a história de Amparo me lembrei de Hilaire Belloc e de seu magistral As Grandes Heresias. Qualquer um que tenha lido o depoimento dessa moça, certamente fará a seguinte pergunta: por que a fé dos católicos? Ou seja, por que não a fé dos luteranos, dos calvinistas, dos membros das mais de 30.000 seitas protestantes espalhadas pelo mundo? 
 
Belloc já respondeu isto há mais de meio século: porque este tal de cristianismo não existe; só existe a Igreja Católica e seus inimigos! A luta é tremenda. Belloc tenta descrevê-la no último capítulo do livro mencionado, intitulado A Fase Moderna. O primeiro parágrafo deste capítulo é muito sugestivo em função da história de Amparo. 
 
“A Fé está agora na presença, não de uma particular heresia como no passado – a ariana, a maniqueísta, a albigense, a dos muçulmanos – nem tampouco na presença de certa heresia generalizada, como foi a revolução protestante de três ou quatro séculos atrás. O inimigo que a Fé tem agora de enfrentar, e que pode ser chamado “O Ataque Moderno,” é um assalto integral aos fundamentos da Fé – à existência mesma da Fé. E o inimigo que agora avança contra nós está cada vez mais consciente do fato de que não pode haver neutralidade na luta. As forças agora se opõem à Fé para destruí-la. A batalha se dá, daqui em diante, segundo uma linha de clivagem bem definida, envolvendo a sobrevivência ou a destruição da Igreja Católica. E toda – não apenas uma parte – de sua filosofia.” 
 
Mais à frente o grande católico inglês adverte: “a luta é entre a Igreja e a anti-Igreja – a Igreja de Deus e a do anti-Deus – a de Cristo e a do anti-Cristo. (...) O ataque moderno não nos tolerará. Tentará nos destruir. Tampouco podemos tolerá-lo. Devemos destruí-lo como sendo o inimigo ardente e totalmente armado da Verdade pela qual o homem vive. O duelo é até a morte.” 
 
Quem quer que queira entender sobre o que Amparo está falando tem de ler o livro de Belloc e, sobretudo, seu último capítulo. O ataque é mortal e nossos inimigos estão absolutamente decididos!

Nenhum comentário: