27/10/2014

Considerações de Carlos Nougué sobre o resultado das eleições.

1)  Devemos padecer a opressão como verdadeiros cristãos: com discrição e paciência. Não devemos rebelar-nos como se rebelam as gentes em convulsões políticas destituídas de senso do sobrenatural; nem participar de protestos e de bravatas que antes desviam do reto caminho para a perfeição no sofrimento.
 
2) Não podemos afastar-nos um iota de confessar – sempre que necessário – a lei natural e a lei divina positiva. Mas, como dizia S. Tomás de Aquino, devemos padecer a tirania oferecendo-o a Cristo, e obedecendo-lhe a ela no que não fira centralmente aquelas leis (ainda que de foro interno não adiramos a tal).
 
3) Um coisa é votar num mal menor; outra, completamente diferente e contrária ao dever católico, é apoiá-lo, defender forças que, conquanto constituam mal menor, são todavia um mal – e, no caso brasileiro, grande mal. Aliás, do triste espetáculo a que acabamos de assistir também são responsáveis as forças menos más de uma sociedade arruinada.
 
4) Nossas armas: os sacramentos; a oração, o suplicar capacidade para suportar o mal e para resistir àquilo a que, sempre com prudentia ou frónesis, é preciso resistir; e estudo, e artes; e vida familiar, o mais recolhida possível. Afastar-se das vaidades públicas.
 
Perguntava-se S. Tomás de Aquino por que Deus permite que os povos padeçam tirania. Porque não têm fé – respondia o Santo do alto de sua lucidez realista – e porque cometem imensos pecados contra as leis divinas.
 
E a isto já nada tenho que acrescentar eu, um simples laico.
 
Que Deus nos proteja e fortaleça.
 
Em tempo. Pedimos a Deus que afastasse de nós um cálice amargo. Sempre que o pedimos, porém, devemos imediatamente dizer-Lhe: Mas seja feita a Vossa vontade.   

C. N.

Um comentário:

Anônimo disse...

Recado aos bispos católicos.
Senhores bispos católicos, saibam que sua omissão em se posicionar contra o governo Dilma é responsável pelos 3 milhões de votos que tiraram a vitória de Aécio. Saibam também que os senhores serão os primeiros a sofrer a conseqüência disso. Sua covardia lhes custará caro, bem como aos católicos de nossa nação.
Estamos desorientados. Ovelhas sem pastor.
“Ai dos pastores de Israel que só cuidam do seu próprio pasto” (Ez. XXXIV,2).
Pe. Cristóvão.
O acima tirado do site Fratresinunum.
No recente debate entre Dilma e Aécio na Globo, em determinado momento todos ouviram quando versava acerca de financiamentos de campanhas eleitorais, Dilma disse que recebera apoio da OAB e da CNBB.
Há prova maior, dentre muitas mais, de a esquerdista CNBB estar aparelhada de comunistas ligados ao Foro de S Paulo?
Em muitas dioceses do Brasil fizeram coletas de assinaturas pró “Reforma Política”, inclusive em BH, patrocinada pelo PT, com apoio da CNBB e de varias entidades esquerdistas, como CUT, OAB, CONTAG, UNE, MST etc.; aliás, desde o vermelho D Hélder a CNBB patrocina comunistas e o PT nasceu nas CEB...
Lula já disse que sem os religiosos o PT não estaria no poder; alguns deveriam se envergonhar de serem seus amigos particulares, como D Hummes!
Henoc